PPGprvg

O Programa

O Programa de Pós-Garduação em Agronomia – Produção Vegetal iniciou suas atividades no segundo semestre de 2011, sendo o primeiro Programa de Pós-Graduação do Campus Rio Paranaíba. O Curso de Mestrado Acadêmico em Agronomia (Produção Vegetal) no Campus de Rio Paranaíba tem como objetivos:
– Formar profissionais capazes de atuar no desenvolvimento de pesquisas avançadas e solucionar problemas nas áreas de manejo de pragas,    doenças e plantas daninhas; produção, fisiologia e melhoramento vegetal; mecanização agrícola e manejo e conservação do solo e da água.
– Contribuir para o crescimento técnico-científico do segmento agropecuário, tornar a agricultura do cerrado mais sustentável e competitiva.
– Atender demandas regional, nacional, com relação à formação de profissionais capazes de promover a geração de conhecimentos nos segmentos de Pesquisa, Ensino e Extensão;
– Estimular o desenvolvimento de projetos científicos integrados, através de parcerias com pesquisadores de outras instituições;
– Viabilizar o estreitamento de relações entre o setor acadêmico e o setor produtivo agropecuário e do agronegócio;
– Estimular o contínuo aumento da qualidade das publicações científicas dos docentes e discentes do Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal);
– Favorecer a integração da pós-graduação com a graduação por meio da pesquisa e do estágio em docência.

A Universidade Federal de Viçosa destaca-se pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão oferecidos em mais de 90 anos de história. Apresenta elevada e conceituada produção científica e destaca-se como um dos maiores centros de Ensino, Pesquisa e Extensão do país, atualmente a UFV é composta por três Campi, localizados no estado de Minas Gerais. O Campus Sede, em Viçosa, centraliza a estrutura política e pedagógica da UFV, oferece atualmente 67 cursos de graduação e 44 cursos de pós-graduação, envolvendo os níveis de mestrado e doutorado. O Campus de Rio Paranaíba, localizado na microregião do Alto Paranaíba e mesorregião do Triângulo Mineiro, oferece atualmente 12 cursos de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e Humanas. O marco legal da criação do Campus foi concretizado no dia 25 de julho de 2006, consubstanciado de acordo com a resolução 08/2006/CONSU. O grande interesse da UFV em se estabelecer na cidade de Rio Paranaíba é justificado pelo elevado potencial da região do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro, no tocante ao setor agropecuário e do agronegócio, além da importância estratégica e sócio-ambiental, dada pela inserção de uma Instituição de excelência em ensino, pesquisa e extensão nesta região.

Atualmente, o Campus de Rio Paranaíba encontra-se em proceso de estruturação, seja pela melhoria de infra-estrutura básica, mais adequada às atividades acadêmicas e pesquisa, como na contratação ou qualificação dos docentes em suas respectivas áreas de atuação, concretizando e estabelecendo pesquisas aplicadas à respectiva região e ao Brasil. A boa disponibilidade de recursos hídricos, as extensas áreas com topografia propensa à mecanização e o clima favorável possibilitam aos docentes, discentes e profissionais da Área de Ciências Agrárias explorar hipóteses científicas e tecnológicas inovadoras. Estas tem por intuito contribuir para geração de conhecimento e inovações tecnológicas, que em muitas situações recebem apoio por incentivos governamentais de fomento à pesquisa, bem como por empresas e empresários da mesorregião do triângulo mineiro.

Áreas de atuação

O Curso de Mestrado Acadêmico em Agronomia (Produção Vegetal) do Campus de Rio Paranaíba – UFV, na modalidade Stricto Sensu, foi aprovado pela CAPES, mediante a 123ª Reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada de 06 a 10 de dezembro de 2010. As atividades do Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) iniciaram-se no ano de 2011, e em sua primeira avaliação trienal em 2013 recebeu a recomendação de nota três (3) pelo CTC-ES.

A implantação do Curso de Pós-Graduação em Agronomia (Produção Vegetal) oferece condições e oportunidades para que profissionais, estudantes, professores e pesquisadores da área de Ciências Agrárias e correlatas se qualifiquem no setor da Produção Vegetal, em relação às atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. Tendo em vista a vocação histórica da região do Alto Paranaíba, e assim atender a uma grande demanda de profissionais do setor agropecuário com alta qualificação. Dessa forma, o estabelecimento do curso de Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) na região favoreceu a interação do setor acadêmico com o setor produtivo, que ansiava favoravelmente ao desenvolvimento de tecnologias e inovações no setor.